Aprenda como criar sua própria rede Wi-Fi sem roteador

Publicado por admin | em 21 abr 2011 | 9 Comentários

Wi-Fi

A possibilidade de se acessar a internet de qualquer lugar por redes sem fio se tornou realidade para muita gente. Mas o que muita gente ainda não sabe é que é possível criar uma rede sem fio na sua casa ou escritório sem o uso de um roteador Wi-Fi (rede esta também conhecida como “ad-hoc”).

Antes de começar, é importante saber o que você perde ao abrir mão do roteador: Primeiramente, é bom destacar que segurança não é o ponto forte desse tipo de rede. Portanto, dê preferência a usar esta rede sem fio em casa, apenas. Também é necessário, caso sua máquina seja mais antiga, adquirir um adaptador Wi-Fi para o seu computador (trata-se de uma pecinha USB que pode ser encontrada em qualquer loja do ramo). Os sistemas operacionais que é possível fazer isso é Windows 7/XP.

Exemplo de rede com roteador, à esquerda, e rede ad-hoc, à direita (Foto: Arte/TechTudo)

Veja neste tutorial como criar sua própria rede wi-fi:

Tutorial – Windows 7

1º Passo: Abra a “Central de Rede e Compartilhamento” no Painel de Controle do seu computador e selecione a opção “Rede Doméstica”, caso ela já não esteja marcada.

2º Passo: Clique em “Gerenciar redes sem fio” no menu lateral e depois acesse o botão “Adicionar”. Uma nova janela será exibida, com opções para você criar sua rede. Basta clicar em “Criar rede ad hoc”.

3º Passo: A janela seguinte é uma introdução para o procedimento de configuração da sua rede sem fio. Apenas avance.

4º Passo: Depois disso, você terá a opção de indicar o nome da rede. Crie um nome que o identifique para você, quando precisar buscá-lo em outros dispositivos.

5º Passo: Logo abaixo, deixe selecionada a opção “WPA2-Personal” sobre o tipo de segurança e crie uma senha com pelo menos 8 dígitos. Por fim, marque a opção “Salvar esta rede”.

6º Passo: Clique em “Avançar” e pronto! Você criou a rede. Agora vamos compartilhar a conexão de internet.

7º Passo: Para permitir que outros computadores também tenham acesso à internet sem fio, você deve ativar o “Compartilhamento de Conexão com a Internet” no computador principal da rede.

Tutorial – Windows XP

1º Passo: Clique com o botão direito do mouse em “Conexão de rede sem fio” no painel de controle e depois em “Exibir redes sem fio disponíveis”.

2º Passo: Acione o link “Alterar configurações avançadas” e depois selecione a opção “Redes sem fio – Avançado”.

3º Passo: Entre as opções de conexão, ative a “Apenas redes ad-hoc”. A partir desta etapa a configuração da rede é bem semelhante ao do Windows 7. Basta adicionar uma rede e definir nome e senha antes de concluir.

É importante ressaltar que alguns poucos dispositivos não possuem suporte à redes ad-hoc, portanto, verifique se o seu celular ou televisão são capazes de realizar este tipo de conexão, se for o seu caso. Notebooks, netbooks e outros computadores, em geral, não possuem problema algum em reconhecer essas redes.

Outro detalhe essencial que não deve ser esquecido é que se o computador principal da rede for desligado, a rede será desligada. É obvio, mas não custa nada lembrar.

Fonte:[Tech Tudo]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 Comentários

  1. su disse:

    Olá! Não tem como fazer isso no MAC também?

    Obrigada!

  2. Wesley Moura disse:

    Não funcina o orkut e alguns jogos,e vários sites estão bloqueados

  3. João Ricardo disse:

    Eu tenho um netbook windows seven, ai quer dizer que dessa maneira posso abrir meu proprio servidor ?

  4. Elisson Martins disse:

    E se a rede domertica já estiver em uso o que faço?

  5. Eliezer disse:

    Boa tarde,
    Gostei do tutorial e fiz aqui em casa, gostaria de saber se há a possibilidade de desligar um computador que esteja neste tipo de rede ad hoc, obrigado!
    Att Eliezer

  6. Eliezer disse:

    Esqueci estando em um outro computador da rede.

  7. Jesriel disse:

    O meu diz que a “rede sem fio não esta habilitado”

  8. Jesriel disse:

    e tbm quando vou configurar aparece “erro inesperado”

Deixe o seu comentário!

Facebook

Últimas do Twitter

Hospedagem

hostnet